Conheça alguns direitos em caso de demissão | Roots Contabilidade

Principalmente na situação atual de crise, a palavra “demissão” já assusta os empregados. Em caso de demissão, não se desespere! Porém é preciso sempre estar preparado para isso.

Para isso, a Roots Contabilidade separou alguns direitos caso você for convidado a se retirar da empresa.

  1. Banco de horas: na demissão com ou sem justa causa, se seu saldo de banco de horas for positivo, você deve receber pelas horas trabalhadas, como se fossem “horas extras”.
  2. Saldo de salário: você deve receber pelos dias que foram trabalhados no mês da demissão, independente se foi mandado embora por justa causa ou não.
  3. 13º salário: receberá proporcional, independente do mês em que o profissional foi dispensado. Lembrando que quem for demitido por justa causa não tem direito a esse benefício.
  4. Férias: receberá proporcional aos meses que trabalhou. Cada mês trabalhado dá direito à uma proporção de férias. O resultado, ao final de um ano, deve ser um salário inteiro mais um terço, obrigado por lei. No caso de demissão por justa causa, só possui o direito de receber em caso de férias vencidas e que ainda não foram tiradas.
  5. Aviso prévio: em caso de justa causa, esse direito não é válido.
  6. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS): quem é demitido sem justa causa tem o direito de sacar o dinheiro depositado na conta na Caixa Econômica Federal.

Fonte: Utilizado como base a matéria do Jornal Contábil

bc@itgoal.com.brConheça alguns direitos em caso de demissão | Roots Contabilidade